Ir al contenido principal

PREPARO E USO

Para uma fórmula floral costumamos escolher de seis a sete essências entre as 38 existentes. 

Podemos escolher as essências e mandar manipular numa farmácia que prepara remédios homeopáticos, ou podemos adquirir os concentrados e fazer nossos próprios remédios florais. 

No caso de preparar usando os concentrados, você vai precisar dos seguintes itens:

  • um frasco de vidro (de 30 ou 60mL) com conta-gotas 
  • conhaque ou brandy (terá a função de conservante)
  • água mineral
  • os concentrados das essências florais escolhidas


Preparo: 

1- esterilização do frasco de vidro: retirar as partes plásticas do conta-gotas e ferver as partes de vidro em água filtrada. Esperar esfriar e rearmar o conta-gotas.

2- preparação da solução: encher um terço do frasco de vidro esterilizado com conhaque ou brandy. Completar o volume do frasco com água mineral deixando um espaço (o gargalo) para adicionar as gotas de concentrado e o conta-gotas sem transbordar o líquido. 

3- adição da essência floral concentrada (essência-mãe): colocar no vidrinho, onde foram adicionados previamente a água mineral e o conhaque, apenas 2 gotas de cada um dos florais concentrados escolhidos. 

Por exemplo, se para nossa fórmula escolhermos Crab Apple, Rock Water e Elm, colocaremos:

2 gotas de Crab Apple, 2 gotas de Rock Water e 2 gotas de Elm no frasco de vidro esterilizado. 

Modo de Uso: 

Tomar 6 gotas da solução floral, 6 vezes por dia. Em alguns casos podemos tomar as mesmas 6 gotas mas numa frequência maior, ou seja, de meia em meia hora, de quinze em quinze minutos, ou seja várias vezes ao dia. Não adianta tomar o conteúdo do vidro todo de uma vez. O segredo está na frequência e não na quantidade. 

É como se estivéssemos dando pequenos toques na nossa energia, frequentemente, até sentirmos que já estamos mudando de ânimo. Em um ou dois dias já conseguimos sentir os primeiros efeitos, mas se não sentir nada, provavelmente os florais que escolheu não eram exatamente os que precisava. 

Dica: quando estamos começando um tratamento floral por primeira vez e se não vemos as melhoras esperadas na primeira fórmula, podemos usar Wild Oat e Walnut, que costumam ser dois florais muito poderosos para abrir o caminho para as mudanças que desejamos. 

Quando estamos começando um tratamento floral para ajudar a recuperação de um trauma antigo (por exemplo, um trauma de infância), é recomendável colocar Star of Bethlehem durante um tempo mais longo. Este floral ajuda a curar as feridas do passado. 

--------------------------------------------------------------------------

Variantes:

Além das fórmulas para tomar, podemos preparar fórmulas para usar sobre a pele ou no ambiente em que estamos, por exemplo usando álcool em gel, cremes, spray de água refrescante, spray de ambientes, etc. 

A forma é a mesma: adicionar apenas 2 gotas de cada um dos florais concentrados escolhidos no álcool em gel, no pote de creme, nos frascos de spray com água, spray de ambientes, etc. 

Mas é bom lembrar que nesses casos, a frequência de uso será menor e isso poderia estender o tratamento por muito tempo. Portanto a forma mais rápida de ver os resultados é preparar o floral para tomar. 

*Esta forma de aplicação local do floral é muito útil para os bebês recém nascidos. Podemos preparar a fórmula usando solução fisiológica pura (e somente colocar as essências-mãe escolhidas em um vidrinho com a solução fisiológica) e aplicar algumas gotas da fórmula no pezinho do bebê. 

--------------------------------------------------------------------------

Fórmulas para crianças ou pessoas com restrição de consumo de bebidas alcoólicas

Outro ponto importante a se ter em conta é a preparação de florais para crianças ou para aquelas pessoas que não podem consumir bebidas alcoólicas. 

Nestes casos preparamos a fórmula somente com água mineral, e não adicionamos o conhaque ou brandy (que funcionam apenas como conservantes e não têm nenhuma função terapêutica). Devemos aconselhar as pessoas a guardarem as fórmulas na geladeira, para evitar que o líquido apodreça antes de terminar de tomar. 

--------------------------------------------------------------------------

IMPORTANTE: Como identificar que o floral está em bom estado para consumo?

O líquido deve estar com um aspecto totalmente limpo, sem partículas sólidas ou qualquer substância que o torne opaco. 

Às vezes devido ao calor podem ver-se algumas bolhinhas de ar na superfície do vidro. Se agitamos e essas bolhas desaparecem e o líquido retornar ao seu estado límpido, não há contaminação. 

Comentarios

Entradas populares de este blog

Centaury

  Características de Centaury: submissão, voluntariado, dependência. Dificuldade de pôr limites e dizer “não” em determinadas situações.  Ansiedade por ajudar. Deixa de lado os próprios desejos, a própria vida, a própria saúde, para zelar pelo outro. É uma pessoa prestativa, se importa com o bem-estar dos outros.  Quer que todos estejam bem e se esforça por ajudar.  Mesmo quando já não tem mais tempo, deixa de viver sua própria vida para se dedicar aos outros.  Costuma criar uma relação simbiótica com outras pessoas, e ocupará o lugar do ajudante incondicional.  Pode sentir a necessidade de afeto, de proteção, e em troca oferece total dedicação. A diferença sutil entre Centaury e Chicory é que o primeiro dá porque sente que forma parte de um esquema que lhe dá segurança afetiva e proteção, mesmo que estejam sendo explorados, acham que o esforço vale a pena. Já o segundo dá com uma expectativa clara de receber algo em troca, e pode desenvolver uma mágoa ou ressentimento quando não conse

Cherry Plum

Características de Cherry Plum: medo a perder o controle. Uma grande tensão interna, como se estivesse a ponto de explodir e fazer ou dizer coisas terríveis. Súbitos ataques de raiva. Há uma pressão interna contida e uma sensação de que o coração ou a cabeça irão explodir em qualquer momento.  O medo gera ansiedade e desespero de não poder conter os impulsos violentos que crescem dentro de si.  Podem ser impulsos de matar ou de morrer, de gritar ou de fugir, sempre como reação a um sentimento que vai se acumulando sem poder ser resolvido. O floral ajuda a aliviar esta tensão e a agir e pensar com mais calma. As emoções voltam a estar sob controle, mas sem explosões súbitas de raiva. É um floral útil para personalidades controladoras ou situações em que as emoções não podem ser manifestadas e acabam ficando contidas, ou saindo no momento inadequado.  Florais relacionados: Oak, Elm, Vervain, Rock Water, Holly, Willow

Aspen

  Características de Aspen: premonição, medo sobrenatural. Medo repentino sem razão específica.  Medo à morte, por uma causa sobrenatural. Pressentimento acompanhado de uma reação física (tremor, arrepios, coração acelera). Pode provocar nervosismo e ansiedade. Pesadelos e terrores noturnos ou diurnos. É uma espécie de temor ou  pressentimento que provoca inquietação, sem um motivo concreto. Pessoas sensíveis e com crenças que as tornam suscetíveis e com uma percepção aguçada. Conexão com sensações que podem ser descritas como energias das pessoas ou dos lugares. A essência Aspen age fortalecendo a coragem, a paz interior e afastando o temor e a ansiedade.  As percepções já não serão sentidas como ameaças.  Permite criar o próprio escudo protetor e afastar qualquer energia que possa afetar o equilíbrio. Fortalece a confiança na própria energia pessoal para enfrentar qualquer desafio de ordem natural ou sobrenatural.   Florais que colaboram na proteção energética: Aspen, Centaury, Walnu