Ir al contenido principal

RESUMO


"Não haverá cura verdadeira se não houver mudança no posicionamento diante da vida, se não houver paz de espírito e felicidade interior." 
(Dr. Edward Bach)

Qualquer pessoa pode preparar uma fórmula floral para si ou para outros. 

É preciso somente conhecer as 38 essências florais e as formas de usá-las, dependendo de cada caso. A escolha das essências é feita observando os estados de ânimo e a personalidade de quem tomará a fórmula. 

"Para o emprego das essências florais não é necessário possuir conhecimentos científicos. Aquele que desejar obter os maiores benefícios dessa dádiva divina deve conservá-la pura na sua originalidade, livre de teoria e especulações científicas, pois na Natureza tudo é simples." 
(Dr. Edward Bach)

Os tratamentos com florais de Bach não substituem os tratamentos da medicina convencional. As essências funcionam como complemento e aliado para melhorar nosso estado de ânimo. 

Ajudam a equilibrar nossa personalidade e nossas emoções quando precisamos enfrentar os desafios que se apresentam na vida. Encontraremos (dentro de nós) a boa predisposição, o ânimo e a força de vontade para ser bem-sucedidos nos desafios que devemos enfrentar.

Os florais foram descobertos com este objetivo e assim devem ser usados, sem complicação.

O primeiro passo para aprender sobre os florais de Bach é aprender sobre si mesmo. O autoconhecimento é uma forma muito efetiva para reconhecer as emoções e as personalidades quando interagimos com outras pessoas. 

No princípio podemos ter a sensação de que precisamos da maioria dos florais. Isso é normal e acontece porque todos os florais (incluindo os que se relacionam com personalidades) descrevem diferentes emoções que podemos sentir ao longo da vida. 

Neste caso, o ideal é anotar todas estas emoções e ir priorizando as que você gostaria de harmonizar. Minha sugestão é que da sua lista você tente escolher no máximo seis e trabalhar em etapas. Na sua lista, procure essas seis que você considerar mais importantes ou que estão afetando mais a sua vida no momento. Isso ajudará a perceber, na medida que for tomando o floral, se os escolhidos trouxeram mudanças ou se é preciso tentar com outros.  

Para ajudar na escolha, você pode consultar a descrição detalhada de cada floral nas entradas do blog. 

Lista de Flores de Bach em ordem alfabética:
  1. Agrimony
  2. Aspen
  3. Beech
  4. Centaury
  5. Cerato
  6. Cherry Plum
  7. Chestnut Bud
  8. Chicory
  9. Clematis
  10. Crab Apple
  11. Elm
  12. Gentian
  13. Gorse
  14. Heather
  15. Holly
  16. Honeysuckle
  17. Hornbeam
  18. Impatiens
  19. Larch
  20. Mimulus
  21. Mustard
  22. Oak
  23. Olive
  24. Pine
  25. Red Chestnut
  26. Rock Rose
  27. Rock Water
  28. Scleranthus
  29. Star of Bethlehem
  30. Sweet Chestnut
  31. Vervain
  32. Vine
  33. Walnut
  34. Water Violet
  35. White Chestnut
  36. Wild Oat
  37. Wild Rose
  38. Willow
Deixo aqui um breve resumo (para consulta rápida) dos florais que se adaptam bem às personalidades e os que se ajustam aos estados de ânimo. 



Comentarios

Entradas populares de este blog

Centaury

  Características de Centaury: submissão, voluntariado, dependência. Dificuldade de pôr limites e dizer “não” em determinadas situações.  Ansiedade por ajudar. Deixa de lado os próprios desejos, a própria vida, a própria saúde, para zelar pelo outro. É uma pessoa prestativa, se importa com o bem-estar dos outros.  Quer que todos estejam bem e se esforça por ajudar.  Mesmo quando já não tem mais tempo, deixa de viver sua própria vida para se dedicar aos outros.  Costuma criar uma relação simbiótica com outras pessoas, e ocupará o lugar do ajudante incondicional.  Pode sentir a necessidade de afeto, de proteção, e em troca oferece total dedicação. A diferença sutil entre Centaury e Chicory é que o primeiro dá porque sente que forma parte de um esquema que lhe dá segurança afetiva e proteção, mesmo que estejam sendo explorados, acham que o esforço vale a pena. Já o segundo dá com uma expectativa clara de receber algo em troca, e pode desenvolver uma mágoa ou ressentimento quando não conse

Cherry Plum

Características de Cherry Plum: medo a perder o controle. Uma grande tensão interna, como se estivesse a ponto de explodir e fazer ou dizer coisas terríveis. Súbitos ataques de raiva. Há uma pressão interna contida e uma sensação de que o coração ou a cabeça irão explodir em qualquer momento.  O medo gera ansiedade e desespero de não poder conter os impulsos violentos que crescem dentro de si.  Podem ser impulsos de matar ou de morrer, de gritar ou de fugir, sempre como reação a um sentimento que vai se acumulando sem poder ser resolvido. O floral ajuda a aliviar esta tensão e a agir e pensar com mais calma. As emoções voltam a estar sob controle, mas sem explosões súbitas de raiva. É um floral útil para personalidades controladoras ou situações em que as emoções não podem ser manifestadas e acabam ficando contidas, ou saindo no momento inadequado.  Florais relacionados: Oak, Elm, Vervain, Rock Water, Holly, Willow

Aspen

  Características de Aspen: premonição, medo sobrenatural. Medo repentino sem razão específica.  Medo à morte, por uma causa sobrenatural. Pressentimento acompanhado de uma reação física (tremor, arrepios, coração acelera). Pode provocar nervosismo e ansiedade. Pesadelos e terrores noturnos ou diurnos. É uma espécie de temor ou  pressentimento que provoca inquietação, sem um motivo concreto. Pessoas sensíveis e com crenças que as tornam suscetíveis e com uma percepção aguçada. Conexão com sensações que podem ser descritas como energias das pessoas ou dos lugares. A essência Aspen age fortalecendo a coragem, a paz interior e afastando o temor e a ansiedade.  As percepções já não serão sentidas como ameaças.  Permite criar o próprio escudo protetor e afastar qualquer energia que possa afetar o equilíbrio. Fortalece a confiança na própria energia pessoal para enfrentar qualquer desafio de ordem natural ou sobrenatural.   Florais que colaboram na proteção energética: Aspen, Centaury, Walnu