Ir al contenido principal

Centaury

 


Características de Centaury: submissão, voluntariado, dependência.

Dificuldade de pôr limites e dizer “não” em determinadas situações. 

Ansiedade por ajudar.

Deixa de lado os próprios desejos, a própria vida, a própria saúde, para zelar pelo outro.

É uma pessoa prestativa, se importa com o bem-estar dos outros. 

Quer que todos estejam bem e se esforça por ajudar. 

Mesmo quando já não tem mais tempo, deixa de viver sua própria vida para se dedicar aos outros. 

Costuma criar uma relação simbiótica com outras pessoas, e ocupará o lugar do ajudante incondicional. 

Pode sentir a necessidade de afeto, de proteção, e em troca oferece total dedicação.

A diferença sutil entre Centaury e Chicory é que o primeiro dá porque sente que forma parte de um esquema que lhe dá segurança afetiva e proteção, mesmo que estejam sendo explorados, acham que o esforço vale a pena. Já o segundo dá com uma expectativa clara de receber algo em troca, e pode desenvolver uma mágoa ou ressentimento quando não consegue o que espera dos outros.


Centaury se alegrará com a sensação de ter sido útil, de ter ajudado ou colaborado. 

Mas não sabe o limite dessa dedicação. Dá até perder a própria identidade. Está totalmente pendente das ordens que deve cumprir para continuar recebendo a proteção do seu líder. 

Pessoas com características Centaury podem passar uma vida inteira acreditando que esta é a forma correta de viver, e se sentirão agradecidos pela oportunidade de servir. 

Se perceberem que estão sendo explorados, se sentirão cansados, doentes, mas ainda assim continuarão tendo dificuldades para pôr limites e reservar um tempo para viver a própria vida e realizar os próprios sonhos.  

A esta altura podem sentir que, se perdem o apoio de outra pessoa mais forte que eles ou se deixam de fazer parte do grupo ao que servem, não serão capazes de sobreviver neste mundo. O medo e a insegurança surgem desta sensação de que morreriam se não tivessem em quem se apoiar, de que são incapazes de ser independentes. 

E para acentuar a dependência, se sentirá culpado ou incomodado de ter que pôr limites, preferindo manter o comportamento submisso para evitar conflitos.

Florais relacionados: Olive, Elm, Oak, Pine, Larch, Chicory



Comentarios

Entradas populares de este blog

Cherry Plum

Características de Cherry Plum: medo a perder o controle. Uma grande tensão interna, como se estivesse a ponto de explodir e fazer ou dizer coisas terríveis. Súbitos ataques de raiva. Há uma pressão interna contida e uma sensação de que o coração ou a cabeça irão explodir em qualquer momento.  O medo gera ansiedade e desespero de não poder conter os impulsos violentos que crescem dentro de si.  Podem ser impulsos de matar ou de morrer, de gritar ou de fugir, sempre como reação a um sentimento que vai se acumulando sem poder ser resolvido. O floral ajuda a aliviar esta tensão e a agir e pensar com mais calma. As emoções voltam a estar sob controle, mas sem explosões súbitas de raiva. É um floral útil para personalidades controladoras ou situações em que as emoções não podem ser manifestadas e acabam ficando contidas, ou saindo no momento inadequado.  Florais relacionados: Oak, Elm, Vervain, Rock Water, Holly, Willow

Aspen

  Características de Aspen: premonição, medo sobrenatural. Medo repentino sem razão específica.  Medo à morte, por uma causa sobrenatural. Pressentimento acompanhado de uma reação física (tremor, arrepios, coração acelera). Pode provocar nervosismo e ansiedade. Pesadelos e terrores noturnos ou diurnos. É uma espécie de temor ou  pressentimento que provoca inquietação, sem um motivo concreto. Pessoas sensíveis e com crenças que as tornam suscetíveis e com uma percepção aguçada. Conexão com sensações que podem ser descritas como energias das pessoas ou dos lugares. A essência Aspen age fortalecendo a coragem, a paz interior e afastando o temor e a ansiedade.  As percepções já não serão sentidas como ameaças.  Permite criar o próprio escudo protetor e afastar qualquer energia que possa afetar o equilíbrio. Fortalece a confiança na própria energia pessoal para enfrentar qualquer desafio de ordem natural ou sobrenatural.   Florais que colaboram na proteção energética: Aspen, Centaury, Walnu